quinta-feira, 4 de julho de 2013

PINTADO


Nome Popular: Pintado

Nome Científico: Pseudoplatystoma corruscans
 
Família: Pimelodidae
 
Distribuição Geográfica: Bacias do Prata e São Francisco.

Descrição: Peixe de couro, corpo alongado e roliço, cabeça grande e achatada. A coloração é cinza escuro no dorso, clareando em direção ao ventre, e esbranquiçada abaixo da linha lateral. Pode ser separada das outras espécies do gênero pelo padrão de manchas: pequenas, pretas e arredondadas ou ovaladas, espalhadas ao longo do corpo, acima e abaixo da linha lateral. Peixe de visão limitada, utiliza-se dos barbilhões localizados próximo à boca para orientar-se e caçar a sua presa.  Espécie de grande porte, e pode alcançar mais de 1m de comprimento total.  

Ecologia: Espécie piscívora - que se alimenta de peixes. Habita vários tipos de locais como lagos, praias e canal dos rios. Realiza migrações de desova. É importante na pesca comercial e esportiva.

Equipamentos: Equipamento do tipo médio/pesado, já que é um peixe de grande porte, linhas de 20 a 50 libras com espessuras variando entre 0,50 e 1mm preparadas com empates e anzóis de n° 6/0 e 10/0 e  varas com molinete ou carretilha compatíveis as descrições.

Iscas: É capturado principalmente com iscas naturais de peixes, como sarapós, muçum, tuviras, lambaris, piaus, curimbatás e minhocuçu. Também pode ser capturado com iscas artificiais, como plugs de meia água e de fundo, principalmente em lagos, lagoas e nas praias, mas, nesse caso, as iscas devem ser trabalhadas bem próximas ao fundo. Em pesqueiros são capturadas com guelra de tilápia, coração de frango ou boi e salsicha.

Dicas: Os cuidados ao manusear esse peixe devem ser redobrados por causa dos espinhos das nadadeiras dorsal e peitorais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário