domingo, 10 de fevereiro de 2013

ESCOLHA DA VARA ADEQUADA!


Quando vamos compramos uma vara para pescar no que mais nos preocupamos?
Sua Ação? Seu peso? Seu tamanho? Sua marca? Sua estética? Seu $$$?
Muitas vezes é muito difícil esta escolha, pois a quantidade de marcas, modelos, ações, tamanhos e principalmente de preço nos causam dúvidas. Mas alguns outros fatores são determinantes na escolha do novo equipamento.
Primeiramente temos que entender o que vai nos ser útil. 
De que forma? 
Levando em consideração o tipo de pescaria que vamos fazer e que peixes temos intenção de pescar.

Então vamos começar conhecendo as partes de uma vara de pesca..
Uma vara de pesca é composta de várias peças (se é que podemos chamar assim) que facilitam e ajudam o pescador na hora da diversão.  
                    



BUTCAP
Esta pecinha, geralmente confeccionada em E.V.A, apesar de discreta tem grande importância em uma vara de pesca, além de ser um outro item importante no acabamento do cabo. É o butcap que evita o choque direto do blank com o chão quando colocamos nossas varas "de pé", o que poderia causar trincas que aumentariam cada vez mais, é ele também que veda o cabo e o blank para que estes não acumulem nenhum tipo de sujeira como: umidade, areia, limo, maresia, barro, etc...

REARGRIP
Chamado pela maioria de "cabo", na verdade é apenas um de seus componentes, uma vez que o cabo é composto pelo foregrip, reel seat, pelo próprio reargrip e pelo butcap.

 




REEL SEAT

Peça onde é fixado o molinete ou a carretilha.







FOREGRIP
A parte da frente do cabo, que pode ser fixa, servindo como apoio no trabalho da vara ou rosqueável, onde exerce também a função de fixar o molinete ou a carretilha.

WINDING CHECK
Este anel de borracha ou metal tem duas funções: a primeira é suavisar o afunilamento do "fore grip" em direção ao blank, melhorando a aerodinâmica do conjunto, e a segunda é a de dar um melhor acabamento à vara.

 


BLANK
Nada mais é do que o corpo da vara pode ser feito de carbono, fibra de vidro e até bambu.

 



PASSADORES

São argolas por onde passamos a linha no decorrer do blank, a quantidade correta e a boa distribuição são importantes, pois facilitam o arremesso e não causam um desequilíbrio no blank. 









Um item também muito importante é a ação da vara, elas podem ser extra-rápidas, rápidas, moderadas e lentas.
Mas o que isso significa?
É o quanto a vara vai envergar no momento do arremesso e principalmente no momento em que o peixe for fisgado.

Vendo as figuras você entenderá melhor:


Ação Rápida
Ação Média


 A ação da vara esta diretamente ligado ao tipo de pescaria que você irá fazer, exemplo: em uma pescaria de Tucunaré com isca artificias de superfície o recomendado é a utilização de uma vara rápida, pois o trabalho da isca exigem que os movimentos sejam respondidos rapidamente.








Outro detalhe importante é a CLASSIFICAÇÃO da vara, que nada mais é a capacidade de resistência das linhas, do peso da isca no momento do arremesso, comprimento e poder ou força de tração no momento de uma briga com o peixe.  
Legal entendi tudo....  A explicação que darei é bem simples....
Uma vara que tem tamanho e capacidade ideal para se pescar Lambari nunca será a mesma para a pesca de um Marlim Azul... pois o peso da isca e força que você fará, tanto no momento do arremesso quanto na briga com o peixe, são totalmente diferentes.  Eu acho que deu para entender.

Então vamos as classificações:

Quanto à linha:


  • Ultraleve: Linhas de 6 a 8 lb.
  • Leve: Linhas de 12 a 15 lb.
  • Leve média: Linhas de 17 a 20 lb.
  • Média: Linhas de 25 a 30 lb.
  • Média pesada: Linhas de 40 a 50 lb.
  • Pesada: Linhas de  60 a 70 lb.
  • Extrapesada: Linhas de 80 a 90 lb.
  • Superpesada: Linhas acima de 100 lb.




Quanto ao poder de Arremesso:

Cada vara possui uma capacidade e um limite de peso de isca, isto influenciará diretamente no momento do arremesso. 
Como?????
O peso recomendado de uma isca que uma vara suporta vem descrito, geralmente em onças ou gramas (tabela abaixo) caso o peso da isca seja maior que o suportado pela vara, além de você não conseguir fazer um bom arremesso, você pode quebrar o blank da vara, por isso preste bem atenção neste detalhe.



Quanto ao Comprimento:

O comprimento da vara é um fator importante na hora de pescar, ele está diretamente ligado à distância que queremos arremessar nossas iscas. Quanto maior a vara mais longe lançamos e quanto mais curta mais perto será o arremesso.
Esta marcação é definida  em pés e polegadas...
Pés (') = 30,48cm  / Polegadas ('') = 2,54cm
Então seu uma vara mede: 5'6'' =  1,68m; 6' =  1,83m; 6'6'' =  1,98m e  7' =  2,14m


Espero poder ter esclarecido algumas dúvidas e principalmente ajudado você amigo pescador no momento da escolha de uma vara de pescar..

Boas pescarias!!!!
TiagoMRodrigues


Nenhum comentário:

Postar um comentário