Fala Galera!!!! Os pesqueiros hoje em dia são uma ótima opção para os pescadores, principalmente aqueles que moram em cidades grandes, onde o acesso a rios, lagos e mar fica difícil. Mas geralmente em pesqueiros o pescador parte atrás dos grandes Tambaquis, Tambacús, Pirararas e Tilápias entre outras espécies, mas uma pescaria que vem se tornado cada vez mais comum é a de Traíras com isca artificial. Esta espécie muitas vezes é introduzida nos lagos para controle populacional, pois sabemos que espécies como Tilápia, mesmo em cativeiro se reproduz e muito, com isso a Traíra entre outros predadores ficam com a missão de minimizar a presença destes pequenos peixes, que muitas vezes atrapalham a pescaria de peixes maiores.
As opções de iscas para as capturas são as mais diversas, desde plugs, passando por softs de todas as cores e modelos e principalmente as iscas frogs, que imitam um sapo ou outra presa.
A escolha do material para a pesca é muito importante, mas nada muito específico, varas podem variar entre 5’6 a 6’0 de comprimento, de 12 a 17 libras e de ação média a rápida, de acordo com o gosto do pescador. Carretilha compatível e linha de 20 a 30 libras, outra opção são as varas de molinete que facilitam o arremesso de iscas menores e leves como softs, estas podendo variar de 6’0 a 6’6 e com libragem de 10 a 17lbs com ação média a rápida e molinete compatível com linha de 10 a 20lbs.
Traíra capturada utilizando Carretilha e isca Soft!
A escolha do local de pesca é muito importante, geralmente as traíras ficam paradas estrategicamente esperando por suas presas, a minha dica é que você escolha por locais onde há grande quantidade de estruturas como capim e vegetação, até mesmo o aerador pode ser um esconderijo para as dentuças. Os cantos dos lagos são os locais preferidos.
Quanto a montagem para pesca com iscas soft não há mistérios, você pode utilizar os sistemas já consagrados para pesca de Black Bass como, Texas Rings, Flórida Rings ou se preferir ainda utilizar o anzol sem o chumbo ou colocá-lo direto em um Snap.
Falando em iscas artificiais você ainda pode utilizar plugs de meia água e superfície adaptando-o com um anzol offset, por exemplo, em uma isca de Hélice.
Não existe uma hora do dia mais adequada para pesca de traíras, mas geralmente no início manhã e final da tarde é onde o peixe torna-se mais ativo, com isso a chance de uma ou várias capturas é maior.
O importante é a diversão! Com certeza você terá uma grande surpresa com este tipo de pescaria, muitas vezes estas dentuças atacam a isca quando você menos espera, e com isso a quantidade de ataques nem sempre são revertidas em capturas.
5’8” – 12 lbs – ação rápida.
Carretilha SHIMANO Scorpion XT1501
Linha PowerPro 20lbs
TMR CUSTOM RODS (molinete)
6’6” – 10lbs – ação média rápida
Molinete SHIMANO Symetre 500
Linha PowerPro 10lbs
Iscas:
Sapo Cururu OCL Lures
Torpedo Adaptado
Iscas softs (minhoscas e criaturas)
Um fraterno Abraço!
Tiago Macarin Rodrigues