A pesca com jumping jigs foi desenvolvida no Japão para encontrar peixes em grandes profundidades, antes só capturados com iscas naturais.O significado da palavra Jumping Jig vem do inglês - pulando - saltitar, que nada mais é o trabalho que deve ser realizado para atrair o peixe, mais abaixo vocês entenderão melhor.
Os Jigs na sua maioria são produzidos de ligas de metal, por exemplo o chumbo, que é o material mais utilizado. Nenhum jumping jig é igual ao outro tanto em sua forma, peso e tamanho, vamos começar a falar dos diferentes formatos.
FORMAS DO JIG & COMPORTAMENTO DURANTE O TRABALHO
Os jigs podem ser Assimétricos - a liga de metal não é dividida igualmente por todo o jig, geralmete ele tem uma mais espessa, com mais metal, que pode ser no meio, na parte inferior ou superior. São modelos mais lentos e com trabalho irregular, como é o caso dos famosos sapinhos e outros jigs.
Simétricos - quando os jigs tem o seu metal dividido igualmente por todo o corpo da isca. São mais rápidos ao descer na vertical e seu peso normalmente é balanceado. Se o peso estiver concentrado na frente, ele vai vibrar mais na parte de trás, se ele estiver mais concentrado na traseira ele desce mais rápido facilitando o recolhimento, e, se estiver concentrado no meio ele vai cair de lado.
Os Jigs na sua maioria são bem coloridos, não existe uma cor que mais pega, primeiramente o jig pega o pescador, depois o pegar o peixe é um detalhe, muitos dizem ainda que os peixes não enxergam cor, mas vale a pena tem cores sortidas. Alguns modelos levam um adesivo holográfico que brilha sendo um atrativo a mais para os peixes e alguns modelos ainda, no caso do Glow, brilham no escuro, tudo para atrair ainda mais o predador.
PESO & TAMANHO
Os jigs podem medir de 2 a 40cm e pesar de 10g a 500g, tudo vai depender do tipo de pescaria e principalmente do local onde você vai pescar. Geralmente pescarias de costeira, canais e até mesmo em lagos ou rios os jigs utilizados vão gerar em torno de 4 a 8cm e pesar entre 10 e 40g. Já se você for fazer uma pescaria oceânica, onde a profundidade a ser alcançada é por volta de 100 até 400 metros ou mais, você precisará de metais entre 100 e 500g.
SUPORTE HOOK (ANZÓIS)
Como puderam observar os metal jigs diferentemente de uma Plug (isca artificial) não possui anzóis ou garatéias, então como conseguir fisgar o peixe? Daí entra o suporte Hook que nada mais é do que um anzol afixado em uma linha resistente de Kevlar e que podem ser fixados no próprio jig, com uma argola, ou com uma chapinha, que você utiliza em alguns modelos de jig, e deixa a isca com dois anzóis. Quado se utiliza dois anzóis o interessante é que as linhas sejam de tamanhos diferentes, uma mais no meio da isca e outra mais no final da isca.
TRABALHO DA ISCA & EQUIPAMENTOS
Como o próprio nome sugere, a isca deve pular, saltitar embaixo da água para atrair o peixe, este trabalho pode ser feito com toques suaves, onde você faz movimentos com a vara na posição vertical, estes toques podem ser contínuos ou com pequenos intervalos, afim de que a isca suba e desça tocando ou não o fundo. A isca pode ser também arremessada, quando não há uma grande profundidade, e ser trabalhada com pequenos toques e recolhimento de linha, como um trabalho normal de plug e também pode ser somente solta até tocar o fundo e vir sendo recolhida com pequenos toques.
As varas, carretilhas e molinetes para pesca com Jumping Jigs devem ser, preferencialmente, de ação rápida e resistentes. É muito importante verificar quando de peso (casting) a vara suporta para que não force demais os passadores e acabe fazendo com que a pescaria seja uma tortura, por isso todo o conjunto deve estar be equilibrado: vara, linha, molinete ou carretilha e isca.
VARAS:
As varas para pesca com metal jigs podem variar de 20lb a 200lb com tamanho ente 5'3" - 1,62m (pesca em rios, lagos, costeiras e canais) até varas de 6'0" - 1,80m (varas oceânicas) e o mais importante, o quanto suportam de peso que variam de 30g a 500g.
No caso dos Molinetes os de numeração entre 5.000 a 10.000 que tenham uma boa força de tração e acomodem por volta de 250 a 400 metros de linha, as Carretilhas também devem ter uma boa força de tração e comportar por volta dos 400 metros de linha, geralmente são utilizadas carretilha elétrica, por facilitar o recolhimento de linha das grandes profundidades.
LINHA
A linha para a pesca com Jigs tem que ser multifilamento, pela memória zero e por se conseguir uma linha resistente com espessura fina (0,35mm = 45lb) isso facilita a descida e o trabalho da isca. Há linhas especiais para a pesca com jigs, elas são de alta resistência e a cada 10 metros possuem uma cor diferente para auxiliar o pescador em qual profundidade ele irá fazer o trabalho da isca.
PEIXES
Com essas informações espero ter esclarecido um pouco as dúvidas à respeito da pesca com metal jigs ou jumping jig.
Forte Abraço
Tiago Macarin Rodrigues